Voz das OSCs
PECEP: 25 anos transformando vidas e democratizando o acesso à universidade
10 de novembro de 2025
Quando a sociedade civil se organiza em torno da educação, abre caminhos que governos e sistemas formais não conseguiram construir sozinhos.Por Pedro Lauria
O desafio da educação além da escola básica
Quando falamos sobre educação como motor de mudança, quase sempre pensamos apenas na educação básica. Mas o Brasil ainda carrega uma ferida aberta: milhões de pessoas que concluíram o ensino público com lacunas e poucas oportunidades de qualificação. Em um mundo cada vez mais competitivo, onde automação e inteligência artificial transformam o mercado de trabalho, não ter acesso ao ensino superior significa ficar à margem.
A força dos pré-vestibulares populares
É nesse cenário que os pré-vestibulares populares surgem como uma poderosa tecnologia social. Criados a partir da mobilização comunitária desde os anos 1970— especialmente em territórios vulneráveis — esses projetos buscam mitigar deficiências do ensino público e ampliar o acesso ao ensino superior. No entanto, historicamente enfrentam precariedade: a maior parte não dispõe de recursos financeiros, funciona em espaços improvisados, depende da força do voluntariado e carece de regularização formal. Isso compromete sua sustentabilidade e reduz o alcance de seus impactos.
Entre esses projetos, o PECEP (Projeto de Ensino Cultural e Educação Popular) se destaca. Fundado há 25 anos na Gávea, bairro vizinho à Rocinha — maior favela da América Latina —, é um dos mais antigos do país e referência em educação popular. Mais do que preparar para vestibulares, o PECEP promove uma formação integral, com aulas de campo, educação física, arteterapia, rodas de conversa e passeios culturais.
O resultado é transformador — mais de 85% dos estudantes que completam dois anos de curso ingressam na universidade, sendo 75% em instituições públicas. A seguir um depoimento de um dos alunos da PECEP:

O poder das parcerias
O grande diferencial do PECEP está na parceria com a Escola Parque da Gávea, que cede sua estrutura ociosa. Essa colaboração garante qualidade no espaço físico, fortalece a prática pedagógica e atrai voluntários qualificados que valorizam segurança e acessibilidade.
Esse modelo mostra como a cooperação entre instituições e iniciativas sociais pode gerar resultados de grande escala, com baixo custo e alto retorno social.
Mais do que um espaço físico, essa parceria simboliza a construção coletiva de oportunidades.
Nos últimos anos, o PECEP avançou na sistematização do seu modelo. A ideia é clara: replicar essa experiência em outros territórios do Brasil. Quantas escolas, empresas e organizações não têm espaços que ficam fechados após o expediente e poderiam se tornar centros de aprendizado para suas comunidades?
Nesse formato, a gestão do pré-vestibular fica a cargo da equipe social, enquanto a instituição parceira entra com a infraestrutura — água, luz e segurança. Trata-se de uma solução acessível, escalável, baseada em parcerias de baixo custo e alto impacto social.
Educação como inovação social
Apesar desses avanços, os pré-vestibulares populares enfrentam um obstáculo recorrente: a necessidade de grande número de voluntários especializados. Afinal, é preciso contar com professores de diferentes disciplinas, em dias e horários variados.
Pensando em soluções para esse desafio, em 2025 o PECEP lançou um projeto de capacitação e integração de lideranças sociais. A iniciativa resultou na produção de 16 apostilas gratuitas, uma para cada disciplina do ENEM.
As apostilas têm dois objetivos principais: apoiar professores voluntários que ainda não concluíram sua formação acadêmica e oferecer um recurso de base em situações de ausência de professores em áreas específicas — um problema crônico em pré-vestibulares populares. Embora nenhum material didático substitua a presença de um educador, esse kit básico ajuda a reduzir desigualdades e a fortalecer o trabalho coletivo.
Combinando a produção de material pedagógico acessível, a sistematização de sua metodologia e a construção de parcerias inovadoras, o PECEP se consolida como um verdadeiro laboratório de inovação social. Ao longo de 25 anos, o projeto tem demonstrado que a democratização do acesso ao ensino superior é possível quando diferentes atores se unem em prol de um mesmo objetivo.
Mais do que preparar estudantes para provas, o PECEP fomenta o sentimento de coletividade, a valorização da cultura e a formação de cidadãos críticos e ativos na sociedade. E ao estimular a replicação de seu modelo em outros territórios, contribui para que a educação popular seja reconhecida como parte fundamental da transformação social.
O legado do PECEP mostra que democratizar o acesso à universidade não é utopia, mas um caminho concreto, construído pela força da sociedade civil organizada e pela crença de que a educação pode, sim, mudar o futuro do Brasil.
PECEP Pré-vestibular: contatopecep@gmail.com
Site: www.pecep.org
Instagram: @pecep.ong
